domingo, 21 de julho de 2013

Festa 02 anos

Nessa idade - parece incrível! - a criança já sabe bem o que quer. E se ela falar de tudo, como a minha rs, ela vai deixar bem claro o que gosta e não gosta. Pergunte!!
Minha filha pediu que a 'popó' estivesse na festinha.
Ainda mantendo a opinião de fazer festa entre família e sem muitos custos, decidi ter um tema nesse ano, e descobri que as lojas de festas tem ótimas opções!

Indico em Araçatuba-SP 'O Baleiro' http://www.obaleiro.com.br/  a loja tem preços mais baratos que o das grandes lojas da internet, e uma variedade de produtos que podem ir do mais simples material ao mais sofisticado, com o mesmo tema!

Eu decidi que, como ia comprar alguns itens de decoração, iria então economizar ainda mais na 'produção'. Ou seja: faria tudo 'sozinha'. - sozinha nunca, então preciso dizer que meu marido ajudou, ou lavando a louça ou colocando algumas coisas na parede. até massa de bolo ele bateu, porque meu pulso chegou a abrir, de tanta coisa que fiz em apenas 3 dias,rs. Descobri que enrolar brigadeiro e confeitar pirulitos requerem um esforço localizado de pulso que nem a dança tinha feito, vish! Mas então, seguindo com as dicas...

Cardápio:
Nessa idade, as crianças já comem de tudo, porém não dá pra descuidar das opções.
Como o horário escolhido foi as 16h, após a soneca da Salomé e antes do jantar, quis fazer opções leves e gostosas, que não atrapalhassem a janta depois.
De bebida servi suco e guaraná. E abri um espumante para os adultos que quisessem celebrar, mas apenas 2 garrafas - abri só uma. Indico o Donnatella Rosé, leve, de uvas mistas, um prosecco gostoso, para adultos.

A festa entre familiares foi feita para 20 pessoas. Todas as receitas têm esse rendimento.

Entrada - Palitinhos de tomate cereja com queijo prato

1 caixa de tomate cereja
300g de queijo prato
Pique o tomate cereja ao meio, e faça cubinhos com o queijo. espete no palito primeiro o tomate e, depois, o queijo. Eu enfeitei os palitos com os mesmos moldes de coração da festinha do ano passado.



Lanchinho - Cachorro-Quente Vegetariano

50 pães de leite - preferi encomendar na padaria, do que comprar de saquinho, aqueles 'prontos'
1 pacote de carne de soja (proteína texturizada  PTS Média marca Jasmine) 250g
03 pacotes de molho de tomate Pomarola (de saquinho)
01 pacote de ervilha congelada Sadia
02 cebolas médias picadas
02 colherinhas de chá de sabor Ami sem pimenta
02 copos de agua[
01 pacote de batata lisa marca Amaral 500g
01 saquinho de maionese marca Soya
tempero chimichurri a gosto
azeite a gosto

Ferva um pouco de agua, coloque as ervilhas e desligue o fogo. deixe uns 2 min apenas. coe.
Coloque azeite numa panela média/grande, refogue a cebola e coloque a carne de soja- sem hidratar, abra o saquinho e coloque direito (se quiser, passe na peneira antes, para cair o farelo e ficar somente a carne). refogue a carne, cebola e azeite. acrescente o molho de tomate, a água e as ervilhas. coloque os temperos e deixe ferver até encorpar. prove e sinta o sabor, não coloquei muita água pro molho ficar bem encorpado, mas se quiser pode acrescentar mais.

Coloque 10 pães numa bandeja, abra ao meio e passe maionese em apenas um dos lados. coloque o molho acima - cerca de uma colher grande ou escumadeira - coloque as batas e embale no saquinho. coloque num isopor ou forno.

Fui fazendo de 10 em 10 para render e não esfriar. coloquei num isopor e o restante no forno. os saquinhos foram sacos de pipoca, que customizei com adesivos para Salomé.

Baixei os modelos de etiqueta no blog- no final tem o link- imprimi em sulfite normal e recortei. colei nos saquinhos com cola tenás.


Tortinha de Limão

1 lata de leite moça
2 colh de manteiga qually
cerca de 10 bolachas maizena trituradas (eu peguei as bolachas quebradas do pacote para os pirulitos e aproveitei, fazendo uma 'farinha' com as mãos).
sumo de 2 limões e meio.
Coloque tudo em fogo baixo e mexa até levantar fervura. deixe engrossar um pouco e desligue. despeje em potinhos (eu aproveitei os potes de Danone da Salomée customizei com adesivos) e coloque na geladeira até o momento de servir.

esse papel é adesivado, imprimi e colei nos potinhos reciclados de Danone.



Bolo Colorido

Atenção:  essa receita é para ser feita em forma redonda. e em duas etapas, foi a maneira como eu consegui fazer. Há várias receitas e vídeos na internet. mas eu fiz desse jeitinho e irei descrever pra vocês.

Massa 1 - cores
01 pacote de massa para Bolo Dona Benta sabor Baunilha (siga as instruções da embalagem, você vai precisar de 02 colh de manteiga, 03 ovos e 150ml de leite).

Corantes para Alimentos- pode ser em liquido ou gel, eu utilizei as cores azul, laranja, amarelo e vermelho.
Em gel eu dissolvi um pouco na água, tanto esses como os em liquido eu fui colocando a olho até a massa ficar bem colorida, e depois de assada a massa fica ainda mais colorida!

Bata a massa e divida em 04 vasilhas, é bem pequena a porção, mas é isso mesmo. despeje uma cor do corante em cada vasilha e mexa.

Comece a montar a massa e vá colocando no centro as massas de outras cores. Pré-aqueça o forno uns 15min e asse a 250/270 por pelo menos 40 min. NÃO ABRA o forno antes disso, senão murcha - massa pronta tem disso. desenforme quando estiver morno e umedeça a massa com leite moça puro. reserve.

Veja o vídeo da montagem da massa, avance pela metade para ilustrar melhor. Nota: eu usei outra receita, veja apenas o video.

http://niinasecrets.com.br/2012/receita-bolo-arco-iris/


Massa 2 - cor clara  e montagem do bolo
01 pacote de massa para Bolo Dona Benta sabor Baunilha
01 chantilly pronto de caixinha Freshman
confeitos variados para decorar

Bata o bolo - mesma coisa -01 pacote de massa para Bolo Dona Benta sabor Baunilha (siga as instruções da embalagem, você vai precisar de 02 colh de manteiga, 03 ovos e 150ml de leite).
Asse por 30 a 40 min - veja se está pronto, cada forno leva um tempo. depois de esfriar desenforme. coloque essa massa na bandeja que irá servir - eu comprei uma base de papelão tamanho 12 - cobri com uma folha de papel manteiga e coloquei a massa clara. por cima, espalhei o brigadeiro restante dos pirulitos - veja receita abaixo - e por cima o chantilly batido em ponto firme. por cima coloque a com a massa colorida e cubra com chantilly. enfeite com confeito colorido.
coloque na geladeira até o momento de servir.




meu bolo ficou assim. após cobrir, eu recortei o papel manteiga, isso deixa a forma de baixo limpa e não tem sujeira no momento de confeitar. você tambem pode enfeitar essa base prateada com brigadeiros, eu não fiz nada por falta de tempo!


Nota: eu fiz o bolo na noite anterior da festa, cobri com um pano umedecido e deixei fora da geladeira. na manhã seguinte, logo cedo, comecei a confeitar - montar e cobrir com chantilly  - e coloquei na geladeira até o momento do parabens. Não recomendo fazer muito antes e colocar na geladeira, senão pode ressecar a cobertura.

Pirulitos

a- 02 pacotes de bolacha de maisena redonda - comprei da marca Panco
b- 02 latas de leite moça- caixinha
c- 01 colher de manteiga
d- 06 colheres de sopa do chocolate 'do padre' da Nestlé
e- 03 barras de chocolate meio amargo da marca Hershey's
f- 01 pacote de espeto para churrasco - 50 unidades
g- 03 folhas de papel manteiga
h- confeitos coloridos para decorar- eu utilizei chocolate granulado; corações coloridos, e bolinhas coloridas
i - embalagens plásticas 10x15 para embalar e fitilhos para amarrar

Faça o brigadeiro utilizando apenas os ingredientes de 'b' a 'd'. reserve.
Pegue o chocolate 'e' e derreta no microondas por cerca de 2min cada barra. mexa com uma colher. reserve.

Montagem:
Coloque o papel manteiga na mesa. Abra o pacote de bolacha e utilize apenas as que não estiverem quebradas, coloque numa assadeira.
Pegue uma bolacha, coloque no centro e mais abaixo o equivalente a meia colh de brigadeiro - tem que ficar uma 'bola' pra fixar o espeto - fixe um espeto e cubra com outra bolacha. -Atenção: coloque a parte redonda do espeto na bolacha, deixe a parte com ponta para a base/vasilha.
Cubra com o chocolate derretido e jogue o confeito para decorar.
Coloque sobre o papel manteiga e deixa esfriar.

Eu embalei os pirulitos umas 3 h depois e deu um trabalho, alguns pirulitos escorregavam..então amarrei o fitilho bem na base pra não ceder. Guardei no isopor todos 'deitados' e só coloquei nos potes momentos antes da festa.
Para os pirulitos, forrei com pepel crepom e dobradura nas cores amarelo e azul, dois potes de pipoca grande, que eu tinha. Coloquei sal grosso como base e espetei os palitos.

Esses pirulitos tem validade de 10 dias fora da geladeira e embalados. Eu fiz os pirulitos na quinta-feira a tarde e servi no Sábado a tarde, estavam fresquinhos e gostosos!




Eu personalizei as etiquetas utilizando como modelo os temas do Blog 'Fazendo a nossa Festa'. É só salvar, personalizar- fiz no photoshop o nome da Salomé, o blog já dá os modelos na medida exata - e imprimi. 
Para impressão comprei folhas avulsas de papel A4 adesivado - r$ 0,60 cada folha - depois foi só recortar e colar.

Utilizei os temas pros pirulitos e potinhos do Danone.

*** Baixe modelos de etiquetas e tags  AQUI   no blog tem diversos outros temas! é só fuçar e testar!


Decoração:

Comprei copos e guardanapos com o tema da Galinha pintadinha. Decidi seguir a cor da personagem então escolhi o azul e o amarelo - cor do pintinho - para decorar. Misturei um guardanapo azul, mais barato que o temático e coloquei ambos na composição da mesa.
Comprei forminhas de papelão para o brigadeiro, nas mesmas cores, azul e amarelo, com bolinhas brancas.Assim também com as bexigas.
Como não deu tempo de encher todas as bexigas e decorar as paredes, colocamos apenas algumas bexigas ao lado da faixa de aniversário- a mesma do ano passado, acrescida de umas letras de EVA com o nome Salomé - e o restante das bexigas espalhamos pela casa, pelo chão da entrada... ficou colorido e as crianças adoraram!

Comprei uma tolha de plástico da galinha pintadinha, mas não utilizei na mesa - acho brega, desculpa! rs - porém forrei o chão fixando com fica durex larga e sobre o plástico coloquei os gibis e pinturas no cantinho das crianças, assim elas puderam rabiscar e bagunçar sem preocupação em sujar o chão. após a festa basta recolher e jogar, ou pode até limpar antes de tirar do chão e reutilizar depois.

A toalha da mesa foi a mesma malha amarela emprestada da sogra do ano passado...rs, combinou com o tema!

Comprei um painel em isopor e utilizei alguns itens na mesa de entrada e na mesa do bolo. Sobraram vários, mas por falta de tempo não coloquei mais.

Utilizei duas fruteiras de plástico que eu já tinha, para ser suporte dos brigadeiros.

No mais, é usar a criatividade, reaproveitar material e criar!




Lembrancinhas:
Esse ano eu decidi usar a velha sacolinha surpresa! Foi bacana e simples, comprei doces variados, guarda-chuva de chocolate, balas de frutas, pastilhas coloridas e mini paçoquinhas e distribuí nas sacolinhas. Fiz umas Tags que baixei do Blog e amarrei com fitilho nas cores da festa. Aproveitei uma cesta que ganhei no chá de bebê da Salomé e eu usava pra colocar algodão, sabonetes...enfim, virou um belo porta sacolinha! rs



Brincadeiras

O caça-tesouro foi repeteco, todo ano vai ter, porque a criançada gosta!
Também contei histórias, brincamos com bexigas e teve o cantinho da leitura e das artes, com lápis de colorir e massa de modelar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário