domingo, 21 de julho de 2013

Festa 01 ano

A primeira festinha da Salomé foi feita por mim e pensada na comodidade em ter todos os queridos por perto, sem muito trabalho e sem muito barulho... Salomé ainda é uma criança e eu queria algo informal, intimista e que ela ficasse à vontade.

A lista de convidados foi feita sem trabalho algum: escolhi apenas os amigos que mais visitaram a casa e acompanharam a gestação, os mais íntimos mesmo!
E os familiares da cidade, os mais próximos.
Foi preciso pensar na dinâmica de cozinhar e alojar as pessoas em casa, por isso a lista seleta.
E o principal: quem realmente é amigo entende!
Seja familiar ou amigo, é preciso saber que teremos outras festinhas pela frente e um dia todo mundo fica junto, é só ter calma!

Festa de 01 ano - não teve tema. O tema foi a Salomé! rs


Eu mesma fiz os convitinhos, com sulfite colorido, recortes de coração - a forma preferida da Salomé - e gotas de cola colorida.

O cardápio foi pensado nas crianças presentes e em algo fácil de fazer e gostoso de comer. Como o horário escolhido foi pós almoço e pré-janta (e principal: após a soneca da Salomé) não houve necessidade de fazer muita comida.

Entrada - Porções de batata assada

20 batatas pequenas
azeite
orégano
alecrim
tempero a gosto
Corte as batatas ao meio, coloque numa assadeira untada com manteiga, regue generosamente com azeite de oliva, salpique tempero a gosto - eu usei sabor Ami sem pimenta - e um pouco de alecrim pra perfumar.
Coloque em forno médio por uns 40 minutos e espete com um palito pra ver se está cozido.
Após assar, coloque porções em saquinho para pipoca com palitinhos e sirva.

Eu imprimi no sulfite vermelho corações pequeninos. recortei e colei com cola tenás nos palitos de dente.

Bolo de Chocolate
Decidi encomendar o bolo, porque eu não queria arriscar a errar a receita.
Fiz esse na D.Eugênia, de Guararapes, ficou delicioso. Ela cobra cerca de 20 reais o kg. Para 25 pessoas, foram 2 kg de bolo. Sobrou, mas comemos depois,rs.


Brigadeiro para servir e decorar
2 latas de leite condensado
6 colheres de Toddynho
2 colh de sopa de manteiga qually
meia xícara de leite integral
chocolate granulado para confeitar
A velha receita: põe tudo no fogo baixo e mexa lentamente, até 'desgrudar' da panela e ficar meio durinho.
Para decorar: existem mil opções de bandejas, papelão, plástico, forminhas... é só escolher!
Enrole com um pouquinho de manteiga na palma da mão e coloque em assadeiras cobertas por um pano úmido para não ressecar ou em caixas de papelão com tampa, ou isopor.
Duram até 3 dias fora da geladeira.
Na geladeira eu não gosto de colocar, pois resseca e depois fora fica 'suando'.

Eu decorei com forminhas de papelão coloridas. Usei uma cartola de dança, com a boca pra baixo, de suporte. Comprei marshmallow de flores para decorar e recortei cada pedacinho, o efeito foi dessas florzinhas, fico bonito e depois pode comer!


Manjarzinho
Esse mingauzinho foi  o sucesso da festa!
Meio litro de leite
3 colheres de maizena
1 lata de leite moça
1 vidro de leite de coco
baunilha
Coloque tudo no fogo baixo até levantar fervura e 'desgrudar' da panela.
Após esfriar, despeje em copinhos (eu usei copos plásticos encapados com retalhos de tecido) e cubra com o caldo de baunilha:
Ferva 3 colh de açucar, 2 colh de agua e um pouquinho de baunilha, até ficar uma calda parecida com pudim. Essa calda eu pedi ajuda pra minha Tia Odete, porque eu simplesmente não conseguia fazer sem queimar ou virar um fio duro! E ela não seguiu essa receita, foi fazendo a olho... mas deu certo. indico que pesquisem calda para pudim e pode usar sem medo, mas a dica é por a baunilha!


Sanduíches Vegetarianos
02 pacotes de pão de forma Pullman branco
folhas de espinafre
tomate
requeijão 02 potes
cenoura ralada
fatias de queijo prato
forma de coração para recortar os pães
Após recortar os pães em formato de coração - utilize as casas depois torradas para comer como petisco, fica delicioso - passe requeijão, coloque as folhas de espinafre, fatias de tomate e a cenoura ralada.
Sirva em seguida.
*receita do papai Felipe


Lembrancinhas:
Customizei os potinhos de comida da Salomé com recortes de tecido colados, etiquetas que imprimi e recheados com confetes coloridos.
Utilizei retalhos para cobrir o pote e a dica para retirar o rótulo: deixar de molho na água quente, se ficar alguma 'colinha' raspar com face sem ponta.




''Decoração':
Pedi emprestada para minha sogra uma  'toalha'  para por na mesa, ela me emprestou uma malha de cor amarela, que coloquei de suporte.

Coloquei até entre aspas a palavra decoração, porque né, gente,rs.
A questão é que eu não gosto daqueles balões/bexigas que todo mundo faz, sabe de painel? É coisa minha, meu gosto pessoal, não curto, pronto.
Então como eu não queria gastar com painel nem enfeite, e nem tinha tema pra festa, eu comprei uma faixa articulavel de 'Feliz Aniversário' e pendurei. Provavelmente vou utilizar essa faixa pelos próximos 15 aniversários, é super prática e colorida.
Comprei toalhas pra mesa de papel quadriculado - o truque: passe um pano úmido sobre a mesa e 'cole' o papel, não precisa prender as toalhas com fica crepe! - depois da festa é só puxar e jogar fora.

Também comprei tudo descartável, copos, garfo, prato... e só jogar fora, nada de ficar lavando a louça depois. Alguns pratos e copos de acrílico é possível lavar e utilizar depois.


Brincadeiras:
Como eu não aluguei nenhum brinquedo e nem tenho wiii ou video game, recriei antigas brincadeiras com a molecada, sempre dando a opção dos pais ajudarem:

- Coloque o rabo no burro: vende os olhos da criança, peça pra ela girar e dÊ a missão de colar o rabo no burro. rende boas risadas. 
Imprima o desenho do burro e faça um rabo, eu utilizei um recorte de tecido, coloquei um lacinho e bombril na ponta. a cola foi 'fita crepe' pra não ter perigo.
Fiscalize de perto para não ter acidentes e não deixe a criança girar muito, para não cair.

Imprima em uma folha de tamanho sulfite e recorte. cole na parede, lembre-se de ter espaço e nenhum obstáculo no caminho.

-Caça ao tesouro: você vai precisar de:
- 02 pacotes de moedas de chocolate Pan;
- uma folha de 'dinheirinho' - vende nos mercados.
Coloquei num bauzinho - era um porta jóias que eu não usava mais - forrei com papel crepom amarelo e espalhei as notas do dinheirinho e as moedas de chocolate. Dentro coloquei uma mensagem sobre o real valor do dinheiro e da riqueza: Deus e a Família.

Faça pistas sobre a localização e coloque a turma pra procurar. quem encontrar leva! Foi um sucesso!



- Cantinho das crianças: separe um local e forre o chão com tapete, e espalhe gibis, revistas, almofadas e brinquedos e deixe os pequenos..eles adoram! coloque por perto cadeiras e certifique-se que sempre haverá um adulto por perto para 'tomar conta.'



Um comentário:

  1. Que mimo, que zelo, que amor, tudo muito fofo. Parabéns pelos talentos manuais.

    ResponderExcluir